quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Caipi... roska

Descobri ontem num curso de bartender na Lapa que não sei fazer caipirinha, nem caipivodka.
Só vendo a minha falta de destreza diante do bar.
Limpei as mãos, lavei o limão, cortei a fruta de um jeito que depois descobri que não era o correto, porque tinha que se tirar a parte branquinha de dentro do limão, que fica no miolo, tudo para dar melhor sabor à bebida, depois peguei as partes cortadas do limão, joguei dentro da coqueteleira, instrumento que nunca havia usado na vida antes, coloquei colheres de açúcar demais, também, a colher era do tipo "bailarina"..., (cabo longo e parte para pôr o açúcar do tamanho de uma colher de chá), peguei o balde de gelo, a pinça, pá ou pegador e saí metendo várias pedras de gelo dentro da coqueteleira; depois veio o dosador de 50 ml, onde coloquei duas doses de vodka, a pior que forneceram, Kovak, e por fim, fechei a maldita coqueteleira e comecei a dar uma de barwoman : mexi, sacudi, dei voltinhas, sorri, toda crente. Crente que estava fazendo certo. Tirei a bebida, putz grila, que bebida... e coloquei dentro de um copo "on the rocks" entregando para o primeiro que estava na minha frente atrás do balcão. Ele fez uma cara engraçada. Limpei a pia do bar, devolvi tudo para o lugar de origem e esperei pra ver meus erros.
O pior erro possível cometi. Esqueci o principal: amassar o limão junto com o açúcar dentro da coqueteleira pra depois sim, vir com a vodka e os gelos.
E o tempo máximo determinado para se fazer a bebida era de um minuto e meio.
Devo ter feito em um minuto, porque fiz questão de ser rápida.
Apressado come cru, não é?
E uma apressada atrás de um bar acaba fazendo vodka com gelo e açúcar.
O limão? Virou só enfeite junto com o monte de gelo que ficou em excesso no copo.
Isso que dá não ser pinguça nem ter prática com bebida... E ainda bem que não!
Mas de agora em diante, espero não errar mais com meus drinks!
Pra mim, eu ia mostrar "meus entendimentos" em outra bebida: wisky doze anos com duas doses de licor amaretto e umas pedras de gelo. Tinha me preparado para isso, montar um Godfather e não uma caipirinha... Mas sou brasileira, tenho que me conformar! Até porque, foi uma prova de fogo, do tipo: sabe quem faz e se vira quem não sabe fazer. Estava escrito em que manual isso?!!! Preciso é ficar mais esperta!
">

Nenhum comentário: