quinta-feira, 30 de julho de 2009

O ser humano, a evolução, a raça, a vaca e a comida


MANIFESTO DE UMA INDIGNADA NUM DIA NUBLADO, MAS QUE ASSIM COMO O VENTO E A VAIDADE PASSAM, TAMBÉM VAI PASSAR.

Cuidado! Vou te dar um susto. Preparou-se para ele?
Então, é pra já:
Não existe raça pior na Terra do que o ser humano. É verdade. Comece a reparar e verá, constatará. Não sei por que, logo esta espécie, na qual eu me incluo, se levantou das quatro patas e "evoluiu".
Grande evolução, diriam, só que eu, não diria.
Vejamos os nossos cinco sentidos, coisa que os ditos "ainda animais ou seres irracionais" devem ter de sobra; por baixo, chutaria mais uns quinze sentidos e nem sabemos nem nunca descobriremos, tamanha é a nossa arrogância.
Visão, audição, olfato, tato e paladar. Por que não incluíram a fala? Vai ver porque esta tal de "fala" não faz sentido mesmo.
A fala não é a língua universal. A fala separa e une os povos. Talvez a fala e por conseguinte, a escrita, tenham sido o primeiro passo para as grandes disputas, não de território, nem de desejos sexuais, pois isso não é prioridade do ser humano; veja os animais, veja as plantas (é, os vegetais também disputam, apesar de parecerem sempre imóveis, estáticos ... deve ser a falha de um de nossos "sentidos" não percebê-los tanto), mas falo das disputas bestas, ou seja, dos nossos tão constantes preconceitos, julgamentos, das nossas indecências e maledicências, das nossas vergonhas e das nossas faltas de vergonha.
Os bichos têm vergonha, muita vergonha na cara, sabia? Todos. É só reparar.
Ah, me deu uma vontade de ser uma vaca agora... Mas não a lá da Índia, porque não quero ser sagrada, quero ser uma da América mesmo, pra ser comida, sem chance de pensar nem de agir, pra acabar moída e morrer logo assustada, porque é isso que é a vida: um espanto.
Descobriu agora pra que servem os sustos?
Pra te acordar!
Acordou ou ainda está sonhando?

Um comentário:

J. Taborda disse...

A vaca como metáfora da vida, muito bom mesmo.
As plantas são absolutamente interessantes, pois mesmo não tendo um cérebro (atual "núcleo" da razão) estão aí por todos os lados nos observando.
Belo texto, abraços.

http://des-construindo-se.blogspot.com.br/